quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Nota de condolências da CNBB pelo falecimento de Dom José Freire de Oliveira Neto

O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Steiner, assina nota de pesar pelo falecimento do bispo emérito de Mossoró (RN), Dom José Freire de Oliveira Neto, sepultado na manhã desta quarta-feira, 11 de novembro, na catedral de Maceió.
Leia a Nota:
Nota de pesar pelo falecimento de Dom José Freire de Oliveira Neto

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar pelo falecimento de Dom José Freire de Oliveira Neto, bispo emérito de Mossoró (RN), 83 anos, ocorrido na madrugada do dia 10 de janeiro de 2012.
O ministério episcopal de Dom José Freire foi inteiramente dedicado ao povo de Mossoró. Nomeado bispo auxiliar pelo Papa Paulo VI em 03 de novembro 1973, foi nomeado bispo coadjutor em 1979 e assumiu como bispo diocesano em 1984. Desde aquele tempo até 2004, quando renunciou, deu um testemunho cristalino de pastor zeloso.
O seu lema episcopal, retirado do início da Carta de São Paulo aos Filipenses e assumido em sua missão, levou luz para um apostolado frutuoso realizado em favor das comunidades de fé: “Configuratus Morti Ejus” (Semelhante a Ele na morte). Dom José Freire, sempre fiel ao Evangelho e à Igreja, esteve à frente no empenho pela valorização do compromisso de todos na transformação do mundo. Sua ação evangelizadora foi marcada por um permanente incentivo às pastorais da diocese e pela atuação corajosa que exercia no seio da sociedade.
Manifestamos nossa solidariedade fraterna e estamos unidos aos familiares de Dom José Freire, ao bispo diocesano Dom Mariano Manzana, e aos irmãos e irmãs da Diocese de Mossoró que, neste momento, agradecem a Deus pela vida de um grande bispo da Igreja no Brasil.
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário