quarta-feira, 6 de junho de 2012

#Adoro te Devote

A Solenidade de Corpus Christi é um festa em louvor a Jesus presente na Eucaristia. O Senhor está realmente presente nas espécies de pão e vinho, por isso o Santíssimo Sacramento merece elevada veneração e adoração. Diante disso, nos perguntamos:

Como devemos venerar corretamente o Senhor presente no pão e no vinho?

O pão consagrado que sobra da celebração eucarística deve ser colocado em vasos (recipientes) sagrados e conservados no sacrário. Em muitas de nossas paróquias costuma-se ter o sacrário numa capela reservada para proporcionar um ambiente mais propício de adoração. Mas, infelizmente muitos se esquecem de visitar o Senhor em seu refúgio.
Santo Tomás de Aquino escreveu um belíssimo hino a Jesus na Eucaristia que inicia com a expressão: "Adoro te devote" ("Adoro-te devotamente"), manifestando o seu amor e sua adoração ao Senhor. Sempre que nos aproximamos de um sacrário onde Jesus Eucarístico está presente, devemos fazer uma genuflexão (dobrar o joelho direito até o chão) em reverência ao Senhor.  Também na missa, os fieis que recebem a comunhão de pé, devem manifestar reverência ao se aproximarem da Sagrada Comunhão. [218]

Nenhum comentário:

Postar um comentário