quarta-feira, 11 de julho de 2012

Juventudes do Regional Nordeste II encontram-se em Recife para X Encontro Regional

XERJNE2

No último final de semana, de 5 a 8 de julho, jovens representantes de vinte dioceses do Regional Nordeste II da CNBB, que engloba os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, se reuniram em Recife partilhar experiências e planejar as ações para esse momento de graça e expectativa para a Igreja do Brasil para vivenciar a Jornada Mundial da Juventude.

O encontro tratou do tema “Memória, discipulado e missão”, à luz do trecho bíblico adaptado para a JMJ “Ide e fazei discípulas todas as juventudes” e contou com a assessoria:. do assessor da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e articulador Regional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, padre Tadeu Rocha, que fez o resgate histórico da caminhada da juventude nos dez anos no regional;. do assessor da Pastoral da Juventude Rural (PJR) e da mesma comissão, Paulo Mansan;. e do assessor da Pastoral da Juventude Rural Cerioli, osfs, que ajudou a juventude presente a compreender o verdadeiro sentido do discipulado e da missão para a Igreja frente os desafios da atualidade, momento este que provocou muitas reflexões oportunas tanto para os jovens quanto para os assessores e padres.

O fundador da Obra de Maria, Gilberto Gomes Barbosa, testemunhou durante a reunião sua vida de entrega ao Projeto do Reino de Deus e motivou a juventude a trilhar o mesmo caminho cada um a seu modo.

Laércio Vieira, da PJR, e Daniely Barbosa, da PJMP, apresentaram a proposta para o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2012 e o cartaz da Campanha da Fraternidade 2013. Toda a preparação e organização para a Jornada Mundial da Juventude ficou sob as orientações do padre Gimesson Eduardo, scj., que apresentou como as dioceses devem se preparar para a Semana Missionária, bem como a saber utilizar os recursos de mídia disponibilizados pelo Comitê da JMJ Rio 2013, para não haver descaracterização e esfacelamento da proposta central.

A vida e a história de todas as juventudes, em especial à dos jovens da PJMP por seu aniversário de 34 anos de missão no Brasil,  foram celebradas em uma missa com o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, o bispo de Caruaru e referencial da juventude no regional, dom Bernardino Marchió, concelebrada por padres e diáconos,  com a participação de irmãs e jovens articuladores da juventude do regional.

Durante o evento, o assessor nacional da PJMP Enildo Luiz apresentou oficialmente o 4º Congresso Nacional da PJMP que acontecerá em janeiro de 2014 em Recife.

De volta às dioceses, os jovens seguiram animados pelo espírito missionário e pelo ardor juvenil do fazer acontecer, atentos ao próximo encontro, em fevereiro de 2013.

Por Daniely de Barros Barbosa e Luis Adriano Correia da Silva
Secretários da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude do NE2

Nenhum comentário:

Postar um comentário