terça-feira, 21 de agosto de 2012

"Cristo Redentor: Embaixador da JMJ" chega ao Brasil



cristo_embaixador


Neste final de semana, começou, em Brasília (DF), a exposição “Cristo Redentor para Todos", que estará em algumas cidades do Brasil e em outros países. A ideia é divulgar a Jornada de 2013 com uma réplica de 3,8 metros de altura do maior símbolo do Rio de Janeiro.

Brasília é a primeira cidade brasileira a receber a réplica do Cristo Redentor, o Embaixador da JMJ, criada por carnavalescos de escolas de samba cariocas. A exposição mostra, também, toda a história do Cristo Redentor, desde sua criação até os dias de hoje. Com a presença do Cristo esculpido, várias pessoas já se sentiram chamadas à Jornada Mundial da Juventude, em 2013. Cristiane Marques, 29, acredita que o Cristo veio, pessoalmente convidá-la à JMJ. “Quando olhamos para o Cristo, lembramos da JMJ que se aproxima”, diz.
A ideia principal da exposição é difundir o convite à Jornada Mundial da Juventude. Normalmente, nos lugares em que é recebido, o Cristo Redentor fica em locais públicos de oração. Para Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília, “a imagem do Cristo Redentor está se transformando, cada vez mais, num símbolo do Brasil, e ele se torna um símbolo de unidade da Igreja do Brasil”. Ele acrescenta, ainda, que a imagem deve ir a um lugar em que ficará bastante visível e contará com a devoção de inúmeras pessoas.
A exposição faz parte da comemoração dos 80 anos do Cristo Redentor (completados em 12 de outubro de 2011) e já foi apresentada em Madri e no Vaticano. A previsão da organização é que esteja, também, em alguns outros países, como Portugal, Canadá, França, Japão e Moçambique. Segundo padre Omar Raposo, que acompanha as exposições, “o Cristo não é somente um receptor de todos os turistas e peregrinos, mas, com os seus braços abertos, vai ao encontro das demais culturas e países, mostrando que o Rio é uma cidade aberta e acolhedora”.
Ainda neste mês, haverá algumas ações em outros estados do país. As próximas cidades que receberão réplicas do Cristo serão Belo Horizonte (MG), no dia 23 de agosto e Aracaju (SE), no dia 24 do mesmo mês. As réplicas serão doadas a cada uma das cidades visitadas; lá permanecerão como um símbolo de paz e como uma lembrança da Jornada Mundial da Juventude.

Por Felipe RodriguesFoto: Ed Alves


Fonte: Jovens Conectados

Nenhum comentário:

Postar um comentário