segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Férias, convivência fraterna na amizade com Deus !

O mês de janeiro é tradicionalmente dedicado às férias em muitas regiões. É um tempo de descanso, lazer e experiências novas. Infelizmente, por causa de uma mentalidade consumista marcada por um falso conceito de felicidade e liberdade alimentado pela nossa cultura, muitos vivem este tempo de maneira extravagante, numa dispersão que leva ao esquecimento de Deus, e por isso a perda de si mesmo. É neste sentido que incentivamos a busca de um lazer saudável onde Deus possa estar presente para que a alegria seja plena, sem ilusões ou distrações nocivas à afetividade e à espiritualidade da pessoa. É necessário deixar Deus encontrar seu lugar em todas as circunstâncias da nossa vida, principalmente naqueles momentos de descontração, onde estamos mais distraídos e vulneráveis.
Há em nossa Diocese uma experiência que pode nos inspirar e ajudar a repensar nossa maneira de evangelizar em tempos alternativos. A Comunidade Católica Shalom realiza durante este mês um projeto de
evangelização na praia de Tibau chamado Shalom Beach. Uma média de quarenta jovens são preparados em Mossoró para, durante 20 dias, viver a convivência fraterna, a contemplação e a evangelização entre eles e com aqueles que vão tirar suas férias na praia. Durante o turno da manhã se dedicam à leitura orante da palavra de Deus, adoração ao Santíssimo; e nos turnos da tarde e noite se dedicam à evangelização
por meio de diversas atividades: oração do terço à beira-mar, abordagem pessoal com banhistas para falar sobre Deus, evangelização porta a porta e também na lanchonete onde acontece a convivência fraterna com a população. Há ainda na dimensão de evangelização pela convivência torneios e, neste ano, o Festival de Música Religiosa.
Como vemos são formas alternativas em tempos alternativos para conduzir o coração de muitos ao coração de Deus, fomentando a conversão.
Que neste ano de 2013 possamos crescer na amizade com Deus, atendendo ao apelo do Santo Padre, o Papa Bento XVI, que proclamou o Ano da Fé e nos convida a “redescobrir o caminho da fé”. Comecemos, então, o ano novo buscando formas e métodos alternativos para que a presença de Deus seja constante em nossa vida e nunca nos esqueçamos dEle. Com minhas bênçãos de pastor, um feliz ano de 2013!
Dom Mariano Manzano
Bispo Diocesano

Nenhum comentário:

Postar um comentário