sábado, 18 de maio de 2013

18 de maio Dia Nacional de Combate ao Abuso e à EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.



No dia 18 de maio de 1973, a menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, com apenas 8 anos de idade, foi sequestrada, violentada, e morta, na cidade de Vitória (ES). Seu corpo foi encontrado seis dias depois, desfigurado e com marcas de abuso sexual. O fato ficou conhecido como o “Crime Araceli” e os suspeitos, até hoje não foram punidos. 
No ano 2000, após grande mobilização do movimento em defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi sancionada pelo Governo Federal a Lei 9.970/2000, que instituiu a data como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente. 

Em 2012, segundo dados do Disque Direitos Humanos, o Disque 100, foram 130.029 denúncias de violência contra crianças e adolescentes, número superior em 58,3% às 82.117 denúncias realizadas em 2011. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, também em 2011, foram mais de 14.600 notificações de violência doméstica, sexual, e física, contra crianças menores de 10 anos.  

Mapeamento da Polícia Federal Rodoviária, realizado em parceria com a Childhood Brasil, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, e a Organização Internacional de Trabalho, mostra que nas rodovias existem diversos pontos vulneráveis de exploração sexual de crianças e adolescentes.


Em Upanema o projeto EDUCARTE fez a sua mobilização com uma bicicletada hoje pela manhã, onde muitas crianças saíram as ruas no combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes!
Parabéns a todos do projeto Educarte, ao conselho tutelar e polícia militar que deu total apoio e queremos dizer que estamos aqui também juntos, unidos por esta causa!
 
Fonte: Brasil gov.br Secretaria dos direitos humanos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário