sábado, 20 de julho de 2013

O primeiro “Social Movie” de uma Jornada Mundial da Juventude


Acaba de ser lançada uma das grandes novidades da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro (JMJ Rio2013): “The Social Movie Rio2013”, um filme que será realizado com os vídeos enviados pelos jovens de todo o mundo.
Os vídeos, cuja duração não deve superar 90 segundos, poderão registrar momentos específicos da JMJ Rio2013 ou encontros pelo mundo entre os jovens que não puderam ir ao Rio, mas que estão unidos à JMJ.
Estes vídeos feitos pelos jovens irão testemunhar suas vivências da JMJ, como por exemplo os momentos de preparação, a noite de partida ao Rio, a viagem, os encontros, as catequeses, a Vigília com o Papa… Outros momentos narrados no Social Movie serão os encontros de jovens relacionados à JMJ seja na África, Ásia, Europa, Oceania, América (também no Brasil), para aqueles que não puderam ir ao Rio de Janeiro.
O projeto, que não tem fins lucrativos, é realizado graças à colaboração entre o Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 (rio2013.com) e Aleteia.org, rede católica de informação e aprofundamento sobre questões de fé, vida e sociedade.
Para participar da iniciativa, os usuários deverão enviar os seus vídeos, em qualquer idioma, de 18 de julho até 10 de agosto de 2013, pelo site Aleteia.org, em  www.aleteia.org/pt/jmj2013/thesocialmovie.
Também será possível participar do Social Movie enviando os vídeos pela rede social Pope2You.net, um serviço do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais.
Além disso, a Aleteia convida os seus parceiros (mais de 1.000 realidades ativas na internet) a participar do Social Movie, para que possam enriquecer o filme com seus vídeos.
Depois de receber os vídeos, a direção do Social Movie selecionará os melhores testemunhos, os momentos mais intensos, as histórias e imagens mais originais, para recolher em uma única e marcante produção cinematográfica a fé dos jovens.
Este filme, que será concluído no outono europeu (primavera no Brasil e no hemisfério Sul), “será um presente dos jovens para o Papa”, explicam os organizadores. O filme será apresentado em diferentes eventos públicos em vários continentes.
A JMJ do Rio de Janeiro, que acontece de 23 a 28 de julho, acolherá centenas de milhares de jovens do mundo. O evento nasceu da intuição do Papa João Paulo II de convocar a juventude para uma grande festa de fé e amizade. Esta será a primeira JMJ presidida pelo Papa Francisco.
Aleteia.org, com ocasião da JMJ Rio2013, também colocou no ar uma “landing page” que apresenta notícias, vídeos, entrevistas, fotos que a comunidade católica está produzindo, em seis idiomas, inclusive trazendo as transmissões ao vivo do Centro Televisivo Vaticano.
Contatos:
Comitê Organizador Local JMJ Rio2013 – assimp@rio2013.com
Aleteia.orgsocialmovie.rio2013@aleteia.org
Alexandre Ribeiro – alexandre.ribeiro@aleteia.org (12) 8159-9010

Nenhum comentário:

Postar um comentário