quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Papa nomeia novo bispo de Caicó (RN) e Valença (RJ)

Padre Antônio Carlos Cruz Santos será bispo de Caicó (RN) e Dom Nelson Francelino será bispo de Valença (RJ)
Da Redação, com CNBB
Papa nomeia novo bispo de Caicó (RN) e Valença (RJ)
Padre Antônio Carlos (esq.) e Dom nelson Francelino / Foto: Montagem (CNBB e Arquidiocese do Rio, respectivamente)
O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 12, o padre Antônio Carlos Cruz Santos como bispo da diocese de Caicó (RN). Até então, ele era provincial dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus (MSC), na arquidiocese de Juiz de Fora (MG).
Francisco também aceitou a renúncia do bispo de Valença (RJ), apresentada por Dom Elias James Manning, em conformidade com o Código de Direito Canônico. Como novo bispo para o local, o Papa nomeou Dom Nelson Francelino Ferreira, até então bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro e titular de Alava.
Padre Antônio Carlos
Padre Antônio é carioca, 52 anos, nasceu em 25 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).  Aos 22 anos, ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora do Sagrado Coração (MSC), em Juiz de Fora. Cursou filosofia no Seminário Diocesano Paulo VI, em Nova Iguaçu (RJ). Em 1987, fez a experiência do noviciado, com profissão religiosa em 2 de janeiro de 1988. Concluiu os estudos de Teologia no Instituto Santo Inácio, em Belo Horizonte (MG). Recebeu a ordenação presbiteral em 12 de dezembro de 1992. Entre 1995 e 1997, atuou como formador dos juniores. Também ocupou a função de promotor vocacional e formador dos postulantes, de 1998 a 2001.
A trajetória presbiteral de padre Antônio Carlos é voltada aos trabalhos de formação de seminaristas. Foi mestre de noviços de 2003 a 2011. Assumiu o cargo de provincial dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus da Província do Rio de Janeiro, em 2012, e posteriormente em Juiz de Fora, no qual permaneceu até a data de sua nomeação como bispo. Foi vigário nas paróquias Pai Eterno e São José, na Cidade de Deus (RJ), Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Contagem (MG), São Judas Tadeu, em Belford (RJ), Senhor Bom Jesus, em Pirassununga (SP) e Nossa Senhora da Soledade, em Itajubá (MG).
Dom Nelson Francelino
Dom Nelson Francelino Ferreira nasceu em 26 de fevereiro de 1965 em Sapé, na arquidiocese da Paraíba. Depois dos estudos médios cumpridos no Seminário Arquidiocesano do Rio de Janeiro (1983-1985) estudou Filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia “João Paulo II”, no Rio de Janeiro, e Teologia no Instituo Superior de Telogia.
Recebeu a ordenação sacerdotal em 4 de agosto de 1990 e foi incardinado na arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, onde desempenhou diversas atividades.
Em 24 de novembro de 2010, foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e titular de Alava, recebendo a ordenação episcopal em 5 de fevereiro de 2011.
 
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário