quinta-feira, 20 de março de 2014

O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS TAMBÉM PARA A EVANGELIZAÇÃO!?



"O que vos digo na escuridão, dizei-o às claras. O que vos é dito ao ouvido, publicai-o de cima dos telhados" (Mt 10, 27)


Hoje é cada dia mais comum em nossos momentos eclesiais (missas, novenas, encontros de jovens) notarmos um irmão ou outro distraído ou muito preocupado (rs rs rs) com seu aparelho telefônico... Enquanto alguns fervorosos irmãos estão na oração, cantando, louvando e rezando, outros (não poucos) estão olhando, digitando, e até rindo consigo mesmo olhando para seu "Smartphone", a conversa em diversos grupos do "WhatsApp" é naquele momento mais agradável e alegre do que esta na presença do Senhor... A missa para alguns passa "voando", logo, não participaram, estavam de "corpo presente", basta perguntar a muitos jovens, logo após a santa missa qual foi o evangelho lido e refletido na missa...

Eu mesmo ja fiz essa pergunta a muitos jovens, alguns ainda ensaiaram uma palavra aqui, outra li, lembrava algumas expressões que o "padre falou" que lhe chamou atenção, tentando convencer-me que estava atento a santa missa. Outros nem se quer lembrava de nada, quanto mais do evangelho e quiçá do evangelista...

Lembro de uma ocasião que notei um jovem conhecido que passou a missa inteira olhando o celular, acho que devia ser o famoso "Zap Zap", digitava, achava graça, digitava, achava graça... E nisso a missa teve seu inicio, meio e fim... Quando terminou fui ao seu encontro e perguntei: "Fulano" como foi a missa? Ele respondeu: Ótima! Rezei, cantei, orei... Me encontrei com Deus! Eu respondi: Que bom, que maravilha...! Eu perguntei: Rapaz qual foi o evangelho de hoje mesmo (me fazendo de "doido")... Ele prontamente me respondeu: Evangelho da carta aos coríntios (queria eu mesmo que fosse brincadeira!)... Pensei comigo, ou foram encontrado novos escritos que ainda não estão contidos no canôn romano ou ele acaba de criar um novo livro para as sagradas escrituras (rs rs srs)...

Brincadeiras a parte, tal situação me levou a refletir como evangelizar pra essa gama de jovens que estão (e não estão) ao mesmo tempo em nossas assembleias...  Como falar de Deus através destas tecnologias? Como falar de Deus ou sobre Deus para estes jovens cada vez mais conectados, sempre "online" nas redes sociais e muitas vezes "offline" na vida da comunidade, nos grupos em nossa igreja!

Hoje nossos celulares são capazes de facilitar e muito nossas vidas, as redes sociais estão ai com tudo, vieram e não pretendem irem embora tão cedo... Os celulares hoje tem de tudo, tiram foto, tocam musicas, grava videos, acessam a internet, tem jogos, calculadora, leitor de PDF, PPT (Power Point) e Word, executam tarefas bancarias, medem seu peso, altura e comprimento! E acreditem se quiserem, alguns até mesmo fazem ligações!? (rs rs rs)...

Ja que não podemos "vencer a guerra", juntemo-nos ao inimigo (no bom sentido!) e vamos fazer um bom uso destes dispositivos...

Indico aqui alguns aplicativos gratuitos (para dispositivos ANDROID) que uso em meu aparelho, e podem quem sabe ajudar um pouco na espiritualidade de muitos jovens... Vamos Lá:

CATÓLICO ORANTE: (Contem a liturgia diaria, orações, novenas, terços e tudo OFFLINE)

CRISTONAUTAS: (Aplicativo que conta toda a historia da salvação de forma pedagógica e didática)

DEI VERBUM LITE: (Versão da bíblia versão Ave Maria - OFFLINE)

ILITURGIA: Aplicativo que contém a liturgia das horas (Este é pago, custa cerca de R$10,00 reais)

Existem muitos outros, este são os que uso frequentemente (diariamente). Façamos o bom uso destas tecnologias, a palavra de Deus deve ser difundida em todas as circunstâncias e ambientes... 

Peçamos ao Espírito Santo (O comunicador por excelência) a reta razão e a sabedoria pra evangelizarmos a todos os nossos jovens, no caminho de vida e santidade.


AUTOR: Deivid Franklin de Aquino (Seminarista da Diocese de Mossoro, aluno do 4° ano de teologia, atualmente assessor do setor de juventude da diocese)

Fonte: Setor Diocesano de Juventude

Nenhum comentário:

Postar um comentário