segunda-feira, 9 de junho de 2014

Papa celebra na festa de Pentecostes: “evento que se renova”

Francisco destacou que o Espírito Santo faz o homem falar com Deus, na oração, e com os outros homens, no diálogo fraterno

Jéssica Marçal
Da Redação
papa_celebra pentecostes
Papa durante a homilia de hoje, na Basílica Vaticana/ Foto: Reprodução CTV
 
O Espírito Santo ensina o homem, recorda a ele as palavras de Jesus e o faz falar com Deus e com os outros homens. Esses foram os três pontos destacados pelo Papa Francisco em sua homilia na festa de Pentecostes, celebrada pela Igreja católica neste domingo, 8.
 
Francisco explicou que essa efusão do Espírito sobre os apóstolos não permaneceu única e limitada àquele momento, mas é um evento que se renovou e se renova ainda hoje, pois Cristo envia seu Espírito sobre a Igreja.

O Espírito Santo, segundo o Papa, ensina o homem a seguir pelo caminho certo nas várias situações da vida, além de recordar tudo aquilo que Jesus disse e fazer com que ele entenda essas palavras. Tal recordação, porém, não se trata simplesmente de um fato mnemônico, mas de um aspecto essencial da presença de Cristo no homem e na sua Igreja.
 
O Pontífice ressaltou que esse caminho de memória viva da Igreja requer do homem uma resposta, que quanto mais generosa for, mais as palavras de Jesus serão transformadas em vida, atitudes, escolhas, gestos e testemunhos.
 
“Um cristão sem memória não é um verdadeiro cristão: é um cristão pela metade, é um homem ou uma mulher prisioneiro do momento (…) Em vez disso, com a ajuda do Espírito Santo, podemos interpretar as inspirações interiores e os acontecimentos da vida à luz das palavras de Jesus”.
 
Outro aspecto destacado por Francisco é que o Espírito Santo faz o homem falar com Deus e com os homens. Faz falar com Deus na oração, que é um dom recebido gratuitamente, é um diálogo com Deus no Espírito Santo. Faz falar com os homens no diálogo fraterno, com amizade, ternura, compreendendo as dificuldades dos outros. Mas faz os homens falarem entre si também na profecia, isso é, fazendo-se “canais” humildes e dóceis da Palavra.
 
“O Espírito Santo nos ensina o caminho, nos recorda e nos explica as palavras de Jesus; nos faz rezar e dizer ‘Pai’ a Deus, nos faz falar aos homens no diálogo fraterno e nos faz falar na profecia”.
 
Francisco concluiu dizendo que o dia de Pentecostes foi o batismo da Igreja, que nasce “em saída”, “em partida” para anunciar a Boa Notícia. Ele enfatizou que sem Jesus não há missão e nem evangelização. “Por isso com toda a Igreja, a nossa Mãe Igreja católica, invoquemos: Vem, Santo Espírito!”.
 
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário