terça-feira, 28 de outubro de 2014

Papa Francisco pede que fiéis sintam-se parte da Igreja

       

Papa na Missa desta manhã / Foto: L'Osservatore Romano
Papa na Missa desta manhã / Foto: L’Osservatore Romano
 
Quem faz a Igreja é Jesus, que não olha para o pecado do homem, mas para o seu coração, procurando curá-lo. Esta foi a reflexão do Papa Francisco na homilia desta terça-feira, 28, na Casa Santa Marta. O Santo Padre exortou os cristãos a se sentirem parte da Igreja, sem parar na porta.
 
O Papa explicou que o “trabalho” foi feito por Jesus há dois mil anos, quando escolheu doze colunas para construir a Igreja e colocou a si mesmo como base e pedra angular. Depois, abriu as portas da Igreja a todos, sem distinção, porque a Cristo interessa amar e curar os corações, não medir os pecados.
 
O Santo Padre refletiu em paralelo sobre o Evangelho do dia, que conta o nascimento da Igreja com o chamado dos apóstolos, e sobre a Carta de Paulo, que descreve a Igreja como um edifício que cresce bem ordenado sobre seu fundamento. Em particular, o Papa chamou a atenção para ações que marcaram a fundação da Igreja. Jesus se retira em oração, depois desce, vai até os discípulos, escolhe doze e acolhe e cura quem procura tocá-Lo.
 
“Jesus reza, Jesus chama, Jesus escolhe, Jesus envia os discípulos, Jesus cura a multidão. Dentro deste templo, este Jesus que é a pedra angular faz todo este trabalho: é Ele que leva adiante a Igreja assim. Como dizia Paulo, esta Igreja é edificada sobre o fundamento dos apóstolos. Estes que Ele escolheu, aqui: escolheu doze. Todos pecadores. Judas não era o mais pecador: não sei quem foi o mais pecador… Judas, pobrezinho, foi aquele que se fechou ao amor e por isso se tornou traidor. Mas todos escaparam no momento difícil da Paixão e deixaram Jesus sozinho. Todos são pecadores.  Mas Ele escolheu”.
 
Francisco enfatizou que Jesus quer o povo dentro da Igreja não como hóspedes ou estrangeiros, mas com o direito de cidadãos. Ele insistiu no fato de que os fiéis não estão na Igreja de passagem, mas são raízes, são cidadãos da Igreja.
 
“Se nós não entramos neste templo e não fazemos parte desta construção a fim de que o Espírito Santo habite em nós, não estamos na Igreja. Nós estamos na porta e olhamos: ‘Mas, que bonito… sim, isso é bonito…’ Cristãos que não vão mais adiante da recepção da Igreja: estão ali, na porta”.
 
Isto não tem sentido frente ao amor e misericórdia totais que Jesus nutre por cada pessoa, ressaltou o Papa. A demonstração está na atitude de Cristo com relação a Pedro, que o colocou como líder da Igreja. Mesmo se a primeira das colunas traiu Jesus, Ele respondeu perdoando-a e conservando-a no seu lugar.
 
“A Jesus não importou o pecado de Pedro: procurava o coração. Mas para encontrar este coração e para curá-lo, rezou. Jesus que reza e Jesus que cura, também para cada um de nós. Nós não podemos entender a Igreja sem este Jesus que reza e este Jesus que cura. Que o Espírito Santo nos faça entender esta Igreja que tem a força na oração de Jesus por nós e que é capaz de curar todos nós”.
 
Fonte: CANÇÃO NOVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário