quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Vaticano dará 3 milhões de euros para combate do vírus ebola

O Conselho Pontifício Justiça e Paz apresentou orientações para a “resposta” da Igreja Católica frente à emergência do vírus Ebola

Agência Ecclesia

O Conselho Pontifício Justiça e Paz (CPJP), da Santa Sé, apresentou nesta quarta-feira, 7, um documento orientador para a resposta da Igreja Católica à crise humana provocada pelo vírus ebola na África.
O plano de ação inclui o envio imediato de três milhões de euros como “resposta concreta à emergência” que as comunidades da Guiné, Libéria e Serra Leoa têm de enfrentar.
Até novembro de 2014 tinham-se verificado 15 mil casos de infecções na África Ocidental, com 5 mil mortes, destaca o documento / Foto: Tânia Rêgo - Agência Brasil
Até novembro de 2014 tinham-se verificado 15 mil casos de infecções na África Ocidental, com 5 mil mortes, destaca o documento / Foto: Tânia Rêgo – Agência Brasil
No documento intitulado ´´A resposta da igreja católica à emergência ebola`` e divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, assinala-se que o ebola é “uma epidemia sem precedentes” que está causando “sofrimentos atrozes” e “morte” na África Ocidental.
Até novembro de 2014 tinham-se verificado 15 mil casos de infecções, com 5 mil mortes, recorda o documento.
Os fundos vão ser colocados ao dispor de estruturas da Igreja Católica para “melhorar a assistência” aos doentes, através das instituições de saúde, iniciativas comunitária e o “cuidado pastoral”.
A Santa Sé convida benfeitores públicos e privados a ajudarem neste esforço, que vai permitir ainda a aquisição de material médico de primeira necessidade.
O CPJP recorda também o esforço de padres, religiosas e leigos empenhados nas várias atividades da Pastoral da Saúde para responder às necessidades “de ordem física, psíquica e espiritual” de todos os que sofrem.
A Igreja, pode ler-se, “não vai e volta”, mas permanece junto de quem mais precisa.
As pessoas dirigem-se a Deus em situação de medo e necessidade. A Igreja é um testemunho visível da presença de Jesus Cristo em todos os tempos, mas particularmente em tempos de dificuldade”, assinala o CPJP.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário