quarta-feira, 4 de março de 2015

Congresso reúne mais de 300 líderes jovens na Arquidiocese do Rio de Janeiro

Um dia intenso de atividades: Missa, pregações, momentos de animação e partilha e Adoração ao Santíssimo. Foi neste clima que cerca de 300 jovens dos oito vicariatos da Arquidiocese do Rio, além de novas comunidades, pastorais, movimentos e congregações, se reuniram no último sábado, 28, no auditório da mitra arquidiocesana, para o I Congresso de Líderes Jovens, promovido pelo Setor Juventude. O objetivo do encontro era o de refletir sobre a evangelização da juventude carioca e integrar os agentes envolvidos em toda cidade.
O primeiro momento do dia foi dedicado à Santa Missa, presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Cardeal Tempesta. Em seguida, o assessor do Setor Juventude, Padre Jorge Carreira, falou sobre o protagonismo e liderança juvenis. “O líder é um pastor de almas! Nosso objetivo é seguir Jesus e levar outros para a mesma direção”, enfatizou o sacerdote ao destacar que um líder deve sempre estar disponível e tomar posse da missão confiada por Deus.
E para o cumprimento desta tarefa e maior unidade entre os jovens da Igreja no Rio de Janeiro, a articuladora do Setor, Gracielle Reis, explicou o que é o Setor Juventude, sua organização e objetivos, além de traçar o histórico da evangelização da juventude do Brasil, desde antes da década de 60.
A palestra foi baseada nos documentos da CNBB “Evangelização da Juventude” (nº85) e “Pastoral Juvenil no Brasil – Identidade e Horizontes” (nº103)
A partir da motivação do Evangelho de São Lucas, em que Jesus organiza o povo em “grupos de 50” para a multiplicação dos pães, Gracielle convidou os jovens a se dividirem por vicariatos e expressões com o intuito de melhor se integrarem e se articularem em sua região.
O que a Igreja espera da juventude?
Na parte da tarde, o Bispo Auxiliar do Rio, Dom Antônio Augusto, lançou o desafio: o que a Igreja espera do jovem? Em primeiro lugar, o jovem deve saber dizer “não”. “Não” ao consumismo, materialismo, alcoolismo e tantos males que afetam a juventude, no mundo atual.
Devemos escrever o texto da nossa história e não sermos um subproduto do mundo. Muitos se calam diante de tantas coisas absurdas. É isso que a Igreja espera de nós”, ressaltou.
E como exemplo de quem fez a diferença em sua juventude, Dom Antônio recordou a figura do Guido Schaffer, cujo processo de beatificação foi aberto no último dia 17 de janeiro. O bispo relatou que, no dia 20 de janeiro, quando os restos mortais de Guido foram depositados na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, um jovem procurou o vigário paroquial, Padre Jorjão, e este entendeu que o rapaz desejava se “confessar”. Foi então encaminhado para o local de confissão e disse ao sacerdote: “Padre, quis dizer ‘conversar’. Não posso me confessar porque sou judeu. Moro no bairro há anos e nunca entro aqui na igreja. Mas hoje senti um impulso diferente e resolvi te procurar”.
Padre Jorjão acompanhou de perto Guido que era seminarista, médico e surfista .O jovem morreu afogado em 2009, com 34 anos, quando surfava na praia da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.
Uma juventude aos pés de Cristo
No encerramento da programação do Congresso, os líderes jovens participaram de uma Adoração ao Santíssimo Sacramento, momento no qual puderam apresentar ao Senhor os desafios em seu trabalho pastoral, mas também receberam o impulso necessário para continuar a missão.
Durante a Adoração, os jovens rezaram ainda por todas as expressões e grupos jovens do Rio de Janeiro, por uma maior unidade e também fortalecimento do Setor Juventude que se reúne mensalmente, no prédio da mitra, para momentos de partilha e integração entre as expressões que atuam com juventude (Pastoral da Juventude, movimentos, novas comunidades, congregações e, futuramente, representantes vicariais).
Calendário 2015
Para um maior envolvimento dos jovens cariocas em atividades arquidiocesanas, Padre Jorge Carreira também apresentou o calendário 2015 de eventos organizados diretamente pelo Setor ou Arquidiocese. Confira as datas:

18 e 19 de abril – Romaria dos jovens para a abertura Projeto 300 anos de Aparecida;
30 de maio – Hora Santa da Juventude, na Igreja de Santana;
04 de junho – Confecção dos Tapetes de Corpus Christi;
25 de outubro – Dia Nacional da Juventude (DNJ).
Por: Gracielle Reis - Setor Juventude ArqRio Fotos: Adam Lopes


Fonte: Jovens Conectados

Nenhum comentário:

Postar um comentário