sexta-feira, 3 de abril de 2015

Ao lavar os pés de detentos, Papa enfatiza amor de Jesus

Em homilia na Missa de Lava-Pés, Papa destacou amor de Jesus pela humanidade; celebração deu início ao Tríduo Pascal
Jéssica Marçal
Da Redação
Francisco lava os pés de detentos na Missa da Ceia do Senhor / Foto: Reprodução CTV
Francisco lava os pés de detentos na Missa da Ceia do Senhor / Foto: Reprodução CTV
Nesta Quinta-Feira Santa, 2, o Papa Francisco visitou o Complexo da Penitenciária de Rebibbia, em Roma, onde encontrou-se com detentos. Após o encontro, o Pontífice foi para a Igreja “Pai Nosso”, que fica dentro do complexo, onde celebrou a tradicional Missa de Lava-Pés e lavou os pés de alguns detentos, entre eles um brasileiro.
O amor de Jesus pela humanidade foi o centro da homilia do Santo Padre. Ele explicou que essa celebração de Lava-Pés enfatiza justamente esse amor infinito de Cristo. “O amor de Jesus por nós não tem limite, é sempre mais, sempre mais, não se cansa de amar, a ninguém, ama todos nós, a ponto de dar a vida por nós”.
Outro ponto destacado pelo Papa foi o gesto de lava-pés realizado por Jesus. Um gesto que mostra serviço e amor. “É tão forte o seu amor (amor de Jesus) que se fez escravo para nos servir, para nos curar, para nos purificar e hoje, nesta Missa, a Igreja quer que o sacerdote lave os pés de doze pessoas em memória dos doze apóstolos. Mas no nosso coração temos que ter a certeza de que o Senhor, quando nos lava os pés, nos lava por inteiro, nos purifica, nos faz sentir, mais uma vez, o seu amor”.
Francisco disse que também ele precisa ser lavado por Deus e por isso pediu orações para que Deus lave sua sujeira a fim de que ele se torne mais escravo no serviço às pessoas, como fez Jesus.
Com a celebração de hoje, Francisco repetiu o gesto que realizou no primeiro ano de seu pontificado. A Missa da Quinta-Feira Santa de 2013 foi celebrada por ele no Instituto Penal para Menores Casal del Marmo, ocasião em que lavou os pés de alguns menores infratores.
Próximas celebrações
Nesta Sexta-feira Santa, 3, o Santo Padre preside a Celebração da Paixão do Senhor, momento que será transmitido pela TV Canção Nova a partir das 12h (horário de Brasília). Ao fim do dia, a TV CN transmitirá a Via-Sacra realizada nos arredores do Coliseu, em Roma, às 23h (horário de Brasília), momento de reflexão sobre as estações da Paixão, Morte e Ressurreição
Já no Sábado Santo, 4, diretamente da Basílica Vaticana, ao vivo, a partir das 15h30 (horário de Brasília), os telespectadores da TV CN poderão acompanhar a Santa Missa da Vigília Pascal na Noite Santa.
No Domingo de Páscoa, 5, ápice do ano litúrgico, Francisco preside a Santa Missa de Páscoa na Praça São Pedro com a bênção “Urbi et Orbi” no balcão central da Basílica Vaticana. A celebração será transmitida ao vivo pela TV CN a partir das 5h15 (horário de Brasília) .

Fonte>Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário