quinta-feira, 23 de abril de 2015

CNBB fará pesquisa para analisar perfil dos padres no Brasil

A pesquisa sobre o perfil dos padres brasileiros será apresentada na próxima Assembleia Geral da CNBB

André Cunha
Enviado especial a Aparecida (SP)

A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB apresenta, nesta quinta-feira, 23, na Assembleia Geral da CNBB, os encaminhamentos da pesquisa sobre o perfil dos presbíteros no Brasil.
Cada bispo levará aos padres de suas dioceses um questionário com 100 perguntas que poderão traçar um perfil social, de formação, vocacional e com outros aspectos de cada padre. Mais de 24 mil sacerdotes – número total no Brasil – deverão responder ao questionário.
Segundo dom Pedro Brito, último responsável pela Comissão para os Ministérios Ordenados (o novo presidente é dom Jaime Spengler), a proposta da pesquisa é levantar dados até então inexistentes sobre os padres brasileiros.
Essa pesquisa será um banco de dados importantes, que depois poderemos fazer artigos e estudos sobre, por exemplo, a classe social dos padres do Brasil, a idade deles, a formação que eles têm, suas experiências de vida etc.”, explicou o bispo.
De acordo com dom Pedro, a previsão é que, até junho, os dados sejam coletados. Após isso, uma equipe fará a tabulação durante o restante do ano. A pesquisa será apresentada na próxima Assembleia Geral da CNBB.
Sobre a possibilidade de sair um documento embasado nos dados coletados, dom Pedro disse que isso será uma decisão da CNBB.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário