sábado, 8 de agosto de 2015

MG: Encontro discutirá assistência religiosa a adolescentes

Encontro da Pastoral do Menor discutirá assistência religiosa a adolescentes em privação de liberdade

Da redação, com CNBB

A Arquidiocese de Belo Horizonte, especificamente a cidade de Santa Luzia, sediará nos próximos dias 10 e 11 de agosto, o I Encontro Nacional sobre Assistência Religiosa aos Adolescentes em Privação de Liberdade. Devem participar do evento, representantes de dioceses e regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) envolvidos nas atividades da Pastoral do Menor.
O objetivo principal do encontro é analisar e delinear a atuação da Pastoral do Menor Nacional (Pamen) na prestação de assistência religiosa aos adolescentes que se encontram em regime de internação, conforme previsão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A pauta do evento compreende o conhecimento das realidades de atuação nos regionais, a identificação e análise de fragilidades e possibilidades comuns e o delineamento de ações de fortalecimento da assistência religiosa.
Assistência aos jovens
O trabalho de assistência religiosa aos jovens que cumprem medidas socioeducativas em regime de internação é realizado pela Pastoral desde a década de 1970. São encontros periódicos com adolescentes e jovens, com duração de aproximadamente duas horas, momentos de partilha e espiritualidade, oficinas, catequese e outras atividades.
De acordo com a Pastoral, o principal objetivo da assistência religiosa católica é  colaborar para que os adolescentes compreendam seus direitos e assumam a responsabilidade no processo de reconstrução de seus projetos de vida. A Pastoral pretende conduzir os adolescentes a uma experiência de fé e superação na vida pessoal, social e familiar.

FONTE: CANÇÃO NOVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário