sábado, 26 de setembro de 2015

Francisco: Jesus se misturou com nossas coisas, em nossas casas, nossas panelas

Citando Santa Teresa de Jesus, o Papa afirmou que o Senhor Se misturou com as nossas coisas, nas nossas casas, com as nossas panelas

Rogéria Nair
Da redação


Debaixo de palmas e assovios o Papa Francisco chegou ao Madison Square Garden, na noite desta sexta-feira, 25 de setembro. O local da Santa Celebração, é sede de importantes encontros desportivos, artísticos e musicais, que congregam pessoas de diferentes partes do mundo.  O Santo Padre, quando entrou no local, mais uma vez fez questão de cumprimentar com um aperto de mão a muitos que estavam em seu percurso.
Papa Francisco preside Santa Missa no Madison Square Garden - Foto: Reprodução CTV
Papa Francisco preside Santa Missa no Madison Square Garden – Foto: Reprodução CTV
 
Durante a homilia Francisco salientou que uma das características do povo crente passa pela sua capacidade de ver e contemplar no meio das suas obscuridades a luz que Cristo vem trazer.
Falou das dificuldade de um contexto multicultural e com grandes desafios difíceis de resolver, que são próprios de quem vive em uma cidade grande. Pois, escondem o rosto de muitos que parecem não ter cidadania ou ser cidadãos de segunda categoria, tais como os estrangeiros, seus filhos que não conseguem a escolaridade, as pessoas privadas de assistência médica, os sem-abrigo e os idosos sozinhos. Para Francisco essas pessoas são postas à margem das estradas num anonimato ensurdecedor.
Nas grandes cidades, sob o ruído do tráfego, sob o ritmo das mudanças, permanecem silenciadas as vozes de tantos rostos que não têm direito à cidadania, não têm direito a fazer parte da cidade”, garantiu o Pontífice.
Bergóglio assegurou que Jesus continua a percorrer as nossas estradas, misturando-Se vitalmente com o seu povo, enchendo a todos de esperança. Esperança esta que liberta da força que impele as pessoas a isolar-se e ignorar a vida dos outros.

Como podemos encontrar-nos com Jesus vivo e operante no hoje das nossas cidades multiculturais?

Referindo-se ao Evangelho do dia, indagou: “Como podemos encontrar-nos com Jesus vivo e operante no hoje das nossas cidades multiculturais?”
Para responder a este questionamento, citou o profeta Isaías o qual apresenta Jesus como Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da Paz. Citando Santa Teresa de Jesus disse que o Senhor se misturou com as nossas coisas, nas nossas casas, com as nossas panelas, e que deste modo, Deus se aproxima e faz com que a vida de Seu Filho seja a vida de todos.
Ao explicar estas quatro características de Jesus, assegurou em uma delas que Ele caminha ao lado das pessoas, liberta do anonimato, duma vida sem rostos, vazia, e introduz cada homem na escola do encontro.
Francisco concluiu dizendo que Deus vive nas cidades, a Igreja vive nas cidades e quer ser fermento na massa, quer misturar-se com todos, acompanhando a todos, anunciando as maravilhas d’Aquele que é Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz.

FONTE: CANÇÃO NOVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário