quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Papa defende injeção de espírito familiar na vida cotidiana

Na catequese de hoje, Santo Padre defendeu o espírito familiar, lembrando que a família é fundamental para o testemunho do amor de Deus
Jéssica Marçal
Da Redação
Francisco fala do espírito familiar na catequese de hoje / Foto: Reprodução CTV
Francisco fala do espírito familiar na catequese de hoje / Foto: Reprodução CTV
O espírito familiar foi o tema da catequese do Papa Francisco nesta quarta-feira, 7. Enquanto os bispos estavam reunidos na assembleia sinodal, que começou no último domingo, 4, Francisco falou aos fiéis reunidos na Praça São Pedro, destacando as contribuições que a família oferece para a humanidade.
A família que caminha na via do Senhor é fundamental no testemunho do amor de Deus e merece, por isso, toda a dedicação de que a Igreja é capaz”, disse o Papa ao anunciar que, neste período de Sínodo, as catequeses serão inspiradas na relação entre a Igreja e a família.
O Santo Padre considerou que o estilo das relações de hoje – civis, econômicas, jurídicas, profissionais, cidadãs – é muito racional e formal, tornando-se às vezes insuportável, o que mostra a necessidade de uma injeção de espírito familiar. Segundo o Papa, esse espírito familiar é uma carta constitucional para a Igreja.
Mesmo diante da contribuição que a família oferece para a formação humana, o Papa lembrou que não é dado à família o seu devido peso, reconhecimento e apoio. Lembrando que Jesus transformou Pedro em “pescador de homens”, Francisco destacou que hoje a família é uma das redes mais importantes para a missão de Pedro e da Igreja. “Não é uma rede que faz prisioneiros, pelo contrário, liberta das águas más do abandono e da indiferença, que afogam muitos seres humanos no mar da solidão e da indiferença”.
Com base nisso, Francisco manifestou o desejo de que os padres sinodais – aqueles que estão reunidos no Sínodo – possam fomentar a dinâmica de uma Igreja que abandona as velhas redes e se coloca a pescar confiando na Palavra de Deus.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário