terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Em homilia, Papa enfatiza a unidade entre os cristãos

Francisco celebrou Segundas Vésperas na Solenidade da Conversão de São Paulo, encerrando a Semana de Oração pela Unidade entre os Cristãos

Jéssica Marçal
Da Redação 
Na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, a homilia do Papa no encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos / Foto: Reprodução CTV
Na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, a homilia do Papa no encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos / Foto: Reprodução CTV
Nesta segunda-feira, 25, dia da Conversão de São Paulo Apóstolo, o Papa Francisco celebrou as Segundas Vésperas da solenidade na Basílica de São Paulo Fora dos Muros. A celebração também marcou o encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, celebrada em países do hemisfério Norte desde o dia 18 de janeiro.
A homilia teve como ponto forte o chamado à unidade entre os cristãos. À luz da Palavra de Deus meditada nessa Semana de Oração, Francisco disse que os cristãos podem realmente dizer que todos os que acreditam em Cristo são chamados a anunciar as obras maravilhosas de Deus.
Para além das diferenças que ainda nos separam, reconhecemos com alegria que na origem da vida cristã há sempre um chamado em que o autor é o próprio Deus (…) E não é só o chamado que nos une; temos em comum também a mesma missão: anunciar a todos as obras maravilhosas de Deus”.
Francisco explicou que enquanto os cristãos caminham para a plena comunhão, já desenvolvem várias formas de colaboração para favorecer a difusão do Evangelho. E caminhando e trabalhando juntos, dão-se conta de que já estão unidos no nome de Deus.
O Santo Padre convidou os cristãos a pedirem perdão pelo pecado da divisão, o que ele considera uma ferida aberta no Corpo de Cristo. “Como Bispo de Roma e Pastor da Igreja Católica, quero invocar a misericórdia e o perdão pelos comportamentos não evangélicos da parte de católicos nos confrontos com cristãos de outras igrejas”, disse, pedindo que também os católicos perdoem qualquer ofensa sofrida, hoje ou no passado.
Não podemos apagar o que já foi, mas não queremos permitir que o peso das culpas passadas continuem a poluir as nossas relações. A misericórdia de Deus renovará as nossas relações”, concluiu Francisco.
A celebração de hoje contou com a participação de representantes de outras igrejas e comunidades eclesiais presentes em Roma. A Semana de Oração pela Unidade entre os Cristãos teve como tema “Chamados para anunciar a todos as obras maravilhosas de Deus” (cfr 1 Pe 2, 9).

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário