sexta-feira, 13 de maio de 2016

Santuário de Fátima recebe milhares de peregrinos para festa de 13 de maio

Celebrações de 13 de maio no Santuário de Fátima será marcada pelo acolhimento da Imagem peregrina e consagração das dioceses a Nossa Senhora

Da redação, com Agência Ecclesia
santuario de fatima
O reitor do Santuário de Fátima, Portugal, Padre Carlos Cabecinhas, afirmou que a instituição está preparada para acolher os peregrinos e celebrar da “melhor forma” a peregrinação desta sexta-feira, 13.
O sacerdote disse aos jornalistas que para as celebrações de hoje e amanhã pode esperar-se uma estrutura montada para os peregrinos numa “tentativa de acolher e responder” às suas solicitações.
Segundo padre Cabecinhas, a expectativa do Santuário é receber o maior número de peregrinos, apesar do tempo chuvoso. Até ao momento estão inscritos, para a celebração do dia 13 de maio, 137 grupos de peregrinos oriundos de 34 países, dentre os quais o Vietnã, a Colômbia, o Panamá, a Guatemala, Espanha, Brasil e Itália.
Ontem já foram acolhidos vários grupos de peregrinos que chegaram a Fátima a pé com uma celebração às 18h30 na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, presidida pelo padre Luciano Cristino, capelão do Santuário.

Celebrações de 13 de maio

A peregrinação começa oficialmente com uma saudação a Nossa Senhora às 18h30 (hora local) desta quinta-feira, na Capelinha das Aparições e, mais tarde, às 21h30 a recitação do rosário, seguido da procissão das velas.
Após este momento o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e cardeal-patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, presidirá a Santa Missa no novo altar do Recinto de Oração, “a primeira grande celebração do espaço”.
Este ano, a peregrinação internacional do 13 de maio tem o tema ‘O meu espírito alegra-se em Deus, meu Salvador’ (Lc 1,47) e vai ter dois momentos em destaque: o acolhimento da Imagem Peregrina de Nossa Senhora após visita realizada às dioceses do país e a consagração das dioceses portuguesas a Nossa Senhora de Fátima.

Novidades

Já esta quinta-feira, o Santuário de Fátima vai estrear o novo Centro de Imprensa, que possui uma sala preparada para as conferências de imprensa e três salas de trabalho.
A peregrinação internacional contará ainda com uma programação cultural que acentua a dinâmica celebrativa no Santuário, como o Espetáculo Multidisciplinar ‘Fátima – O dia em que o Sol bailou’, desenvolvido pela ‘Vortice Dance Company’, com residência em Fátima.
A estreia está marcada para o dia 13 de maio, às 21h, com repetição, dois dias depois, pelas 16h, no grande auditório do Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima.
Os espetáculos são de entrada gratuita condicionada à capacidade do auditório.
A primeira peregrinação aniversária internacional de 2016 marca o início das grandes celebrações do último ano antes do centenário das aparições que vai ser celebrado em 2017.
Segundo o reitor do santuário, ao longo deste ano, para além de “uma grande qualidade celebrativa”, há um conjunto de outras ofertas, “nomeadamente de âmbito cultural, que vão premiando todo” o ano de peregrinação ao santuário.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário