sexta-feira, 13 de abril de 2018

Dom Mariano participa da 56º Assembleia Geral dos Bispos

Os bispos do Brasil irão estão reunidos na 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB), que está acontecendo desde o dia 11 e vai até o dia 20 de abril, em Aparecida/SP. Na ocasião, as discussões, estudos e decisões estão sendo em torno das “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”. O Bispo Dom Mariano Manzana está presente na Assembleia Geral.
De acordo com o Bispo Auxiliar de Brasília (DF) e Secretário-Geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, o objetivo é atualizar as diretrizes em vigor, aprovadas em 2010, por ocasião da 48ª Assembleia Geral da CNBB. “Essa atualização é motivada especialmente pelo magistério do Papa Francisco e pela publicação pela Congregação para o Clero do documento ‘O dom da vocação presbiteral’, que constitui a chamada Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis”.
A Assembleia Geral da CNBB está tratando ainda de outras temáticas e problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade, sempre na perspectiva da evangelização.
A abertura oficial da 56ª Assembleia Geral aconteceu no dia 11 de abril, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional, onde acontece a maior parte dos trabalhos dos bispos. Os trabalhos durante a assembleia começaram com a missa diária no Santuário Nacional com laudes, sessões pela manhã e à tarde. No final de semana acontece o Retiro dos Bispos e os encontros se concluem no dia 20 de abril.
Sobre as eleições de outubro, Dom Leonardo Steiner afirmou que a CNBB poderá, como em anos anteriores, apresentar aos fiéis e à sociedade uma mensagem lembrando a importância das eleições. “É sempre uma palavra de ânimo e conscientização, não de substituição da consciência”, afirmou.
Durante a reunião do Conselho Permanente, em fevereiro passado, foi aprovado o projeto de um subsídio para ajudar nas reflexões de grupos sobre as eleições 2018. Segundo o Secretário-Geral da CNBB, a proposta é contribuir para a formação política das pessoas de boa vontade, assim como motivá-las a participar do processo político, não apenas em momento de eleições. O texto deverá ficar pronto após a 56ª Assembleia Geral.

Fonte: Adaptado do site da Diocese de Mossoró-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário